Exposição “Depois dos quatro vintes: percursos individuais” 2011-07-28
Esta merecida exposição/homenagem vem reforçar a nossa convicção que estes quatro grandes vultos da vida cultural do Porto foram e são sempre uma referência para os jovens artistas emergentes que se instalam no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, equipamento cultural da Fundação da Juventude, de suporte ao desenvolvimento dos seus projectos, apoiando-os na cadeia de valor: criação, produção, promoção e divulgação de ideias e produtos.
Na década de 60, estes quatro amigos terminaram as suas licenciaturas com média de 20, vingando na vida artística com grande entrega e contrariando todas as vicissitudes, sendo hoje uma referência nacional, com obra reconhecida internacionalmente.
E é reconhecendo este espírito de entrega, empenho, resiliência e grandeza que quisemos agraciá-los hoje. São um inquestionável exemplo a seguir pelos “mais novos” artistas nacionais.
Surgidos em 1968, “Os 4 Vintes” constituídos por Armando Alves, José Rodrigues, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro, nascem como resultado do reconhecimento de um olhar crítico comum perante aspectos lacunares ao nível da produção, interpretação, divulgação, recepção e comercialização da produção artística, sentidos no contexto cultural portuense.
Esta exposição, realizada em parceria com a Fundação Millennium BCP, que agradecemos, e a oportunidade de mostrar obras inéditas dos “4 Vintes”, espólio do Banco Millennium BCP, e outras de colecções particulares.
Entre 28 de Julho e 17 de Setembro, vamos todos/as apreciar estes talentos!
Não percam a oportunidade de visitar esta exposição!