APPETISER in Spain, An introduction to international youth work 2011-06-08
A ideia geral do seminário é fazer sentir os participantes qual é o espírito do trabalho internacional com jovens. Deixando todas as explicações e conceitos de lado, trata-se de dar oportunidade aos participantes para explorarem eles próprios as vantagens da internacionalização.Appetiser está construído de acordo com os seguintes objectivos:
- Experimentar a educação não formal e intercultural;
- Desfrutar do primeiro projecto intercultural juvenil;
- Trocar experiências sobre actividades locais juvenis num contexto internacional;
- Explorar as possibilidades de apoio disponíveis para iniciativas jovens internacionais, através do Programa Juventude em Acção;
- Analisar exemplos de projectos juvenis de qualidade apoiados pelo Programa Juventude em Acção;
- Dar a conhecer a forma como o trabalho juvenil local pode beneficiar de um contexto internacional.
A participação no curso é gratuita e todas as despesas relacionadas com estadia, alimentação e actividades serão suportadas pela Agência Nacional Espanhola. Os inscritos seleccionados terão apoio para os transportes internacionais da Agência Nacional Portuguesa. Os participantes deverão providenciar, por conta própria, um seguro de viagem e acidentes pessoais e devem comprometer-se a participar em todo o programa de actividades tal como proposto pela organização. A língua de trabalho é o inglês e só serão aceites participantes com idade igual ou superior a 18 anos.
A rede de Agências Nacionais do programa organiza diversos cursos deste género. Pode ter uma ideia sobre os mesmos no seguinte link: http://www.salto-youth.net/Appetiser/.