What are you looking for?

Activity Projetos

29th PE MAAT - MAAT Internship Program - Museum of Art Architecture and Technology

2021-01-27 to 2021-05-03

The 29th edition of the MAAT Internship Program (PE MAAT) is beggining, in a joint initiative between the Fundação da Juventude and MAAT, aimed at young students of Higher Education with the main objective of providing them with a learning experience and deepening their knowledge through contact with a non-specialist audience in the real context of MAAT's operation.

 

Advantages of the MAAT Internship Program

  • Development of professional experience in an international reference museum;

  • Deepening of knowledge in the real context of MAAT functioning;

  • Development of personal leadership skills;

  • Training in team management and developing a spirit of initiative, commitment and discipline;

  • Assignment of a participation grant as well as transport allowance.

 

Registration closed on March 3.

29th PE MAAT - MAAT Internship Program - Museum of Art Architecture and Technology
Para Quem
  • Jovens estudantes entre os 18 e os 25 anos;
  • A frequentar o ensino superior (licenciatura, mestrado, pós-graduação), nas áreas de Ciências (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou Artes (Arquitetura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural);
  • Os candidatos devem dominar a língua portuguesa e ter como segundo idioma o inglês;
  • Devem residir, preferencialmente, na Área Metropolitana de Lisboa.
Estrutura do Programa

Os estudantes pré-selecionados terão uma formação inicial de 3 semanas, a tempo parcial, ministrada pelo MAAT, finda a qual serão selecionados os jovens que irão frequentar o estágio de 6 meses.

Os estágios terão uma carga horária semanal mínima de 12 horas, de Segunda-Feira a Domingo (exceto Terça-Feira), distribuída por três dias, entre as 11h e 15h ou entre as 15h e 19h, um das quais obrigatoriamente ao fim-de-semana. À Sexta-Feira e Sábado poderá haver um turno adicional das 19h às 22h.

Os estagiários que obtiverem melhor classificação poderão candidatar-se a um segundo estágio.

Consulta o Folheto aqui.

Condições de Participação

Os estudantes receberão uma bolsa de estágio no valor de 5€/hora, excluindo no período de formação inicial.

Serão também reembolsados das despesas de transporte (passe social mensal) até ao máximo de 35€/mês e serão ainda abrangidos por um Seguro de Acidentes.

Calendarização

Data limite de inscrição: 3 de março

Seleção dos candidatos: 8 de março a 5 de abril

Início da formação: 6 de abril

Início dos estágios: 3 de maio

Candidaturas

As inscrições fecharam a 3 de março, obrigada a todos os candidatos!

Contactos

Fundação da Juventude

Rua Conde Redondo, nº 46 A - R/C

1150-107 Lisboa

Tel.: 210 995 560

Email: lisboa@fjuventude.pt

Testemunhos

Joana Armés, estagiária e estudante de Engenharia de Petróleos no IST «Ser guia no MAAT é muito mais do que uma marca no currículo e que muitas vezes nem sequer faz parte da nossa área de estudos. Ser guia no MAAT é aprender e depois ensinar aquela que foi a história da eletricidade em Portugal, é levar um sorriso para casa daquela criança que disse que iria guardar o que aprendeu na gaveta do saber, é encontrar alguém com histórias de quem lá trabalhou, é tentar passar um pouco do carinho que temos a uma casa que também vai ficando um pouco nossa, a Central Tejo. Depois é estar sob a alçada de pessoas fantásticas que estão sempre lá para nos dar suporte no que for preciso e ajudar a crescer durante o estágio. Como guia de ciências isso não implica que fiquemos confinados à parte da eletricidade, aliás ajuda-nos a ter uma vista panorâmica de mais áreas como a arte e isso torna-nos mais críticos e rigorosos. Do início ao fim do estágio posso dizer que desenvolvi as minhas capacidades de organização, teamwork e comunicação e que isto me vai ajudar imenso quando entrar no mercado de trabalho. Só tenho a deixar o meu gigante obrigada a todos por tudo».

 

Ana Catarina Marques, estagiária e aluna do curso Engenharia da Energia e do Ambiente (FCUL) «O estágio no MAAT é uma experiência bastante enriquecedora! É uma excelente oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, enquanto estudante universitária. Além disso, o programa é ótimo para aprender a gerir melhor o tempo, aprofundar conhecimentos referentes à eletricidade, potenciar o espírito de equipa, melhorar a comunicação e saber adequá-la à faixa etária do público».

 

Beatriz Palma, estagiária «O estágio proporcionado têm-se revelado uma experiência bastante gratificante a nível profissional e pessoal, porque lidamos profissionalmente com todo o tipo de grupos (idosos, adultos e crianças), algumas mais conhecedoras do mundo das artes, outras menos. Após estes 3 meses de trabalho eu, Beatriz Coelho Palma tenho tido a possibilidade de integrar alguns conhecimentos obtidos nas minhas aulas da Pós -Graduação - Mercado de Arte e Colecionismo nas diversas experiências do estágio e vice-versa. Com esta oportunidade e por nos incluírem em vários campos do funcionamento do museu, apercebi-me da área onde desejo vir a trabalhar no futuro. A criação de contacto com os curadores e com os artistas das exposições e  as visitas guiadas  tem contribuído significativamente para a nossa postura profissional, e acredito que o nosso entusiasmo, motivação e trabalho têm vindo a apoiar o bom funcionamento do museu».

 

Clarisse Feio, estagiária e aluna de Engenharia Eletrotécnica na FCT-UNL «Gostei imenso do estágio! É uma excelente oportunidade para qualquer estudante de engenharias, especialmente engenharias ligadas à produção de energia. Os horários são adaptáveis às necessidades de cada um e permitem conciliar com a faculdade sem prejudicar os estudos. Aprendi bastante sobre a Central Tejo, foi mesmo muito interessante pois estava a fazer uma cadeira sobre geradores e é sempre interessante vê-los ao vivo, à escala real. Outra coisa excelente do estágio foi o desenvolvimento das chamadas soft skills tais como a comunicação oral, liderança, trabalho de equipa e em geral mais paciência tanto para explicar como para ouvir. Sinto que melhorei muito com o estágio. Sempre fui uma pessoa um bocado introvertida mas agora sinto-me muito mais à vontade a falar para públicos e consigo cativá-los muito melhor. A dinâmica de grupo é excelente por causa de todas as amizades que se fazem, ajuda bastante a superar momentos difíceis. Tornei-me também muito mais organizada, tanto por causa das "correrias" no museu como por ter de conciliar estudos com estágio. Os meus métodos de estudo também se tornaram muito mais eficientes, e tive muito mais facilidade em colaborar nos trabalhos de grupo».

 

Marta Antunes, estagiária «Programa incrível que me permitiu complementar os meus conhecimentos em curadoria e educação. Estar rodeada de arte todos os dias e de pessoas conhecedoras só fomentou mais a minha curiosidade e ajudou-me na formulação dos meus trabalhos académicos. Uma maravilhosa oportunidade».

 

Tiago Costa, estagiário e frequenta o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa «Considero que a minha experiência de estágio tem sido bastante positiva, surgindo como uma oportunidade para desenvolver capacidades de comunicação com o público, de trabalho em equipa, de coordenação e de sentido de responsabilidade. Tem-me ainda permitido aprofundar conhecimentos ao nível  da arte contemporânea, da educação artística e do próprio funcionamento do museu enquanto organização. Estagiar no MAAT é uma experiência marcante que terá, certamente, consequências muito positivas no meu futuro profissional».

 

Vera Freire, estagiária e estudante de Biologia e Geologia «O programa de estágio está a ser muito enriquecedor por nos permitir conhecer e aprender mais sobre toda a história do Museu da Eletricidade, bem como do Museu MAAT, visto muitos de nós não estarmos familiarizados faz-nos ter de estudar e pesquisar para aprender e saber mais, pois os visitantes terão dúvidas às quais temos de saber dar a resposta e fazê-los levar da experiência de visitar um Museu um acontecimento agradável que se pretende repetir. Este estágio permite-nos ter uma proximidade com as pessoas e as escolas, o que se torna constantemente um desfio e é sem dúvida uma mais-valia para o nosso enriquecimento pessoal e profissional, por estarmos a ter uma experiência de trabalho rodeados de ciência e cultura».

Entidade Promotora

Entidade Formadora